quarta-feira, 22 de abril de 2009

GABARITO DO CURSO - PROVA 1 e 2

PERGUNTA 0001

O que significa um cão ficar com a cauda baixa antes de ataque, enquanto contido na guia? Notem para o detalhe "enquanto está contido pela guia". Ele pode ser a razão da cauda baixa.Cauda baixa pode ser também sinal de medo ou submissão. Mas, pode ser simplesmente contrariedade pelo cão estar limitado pela guia antes do ataque. Temos que analisar outros fatores. Cauda baixa somente não diz muito.Um cão que tensiona a guia em direção ao oponente, que tem olhos fixos nele, cujas orelhas estão eretas e direcionadas a ele quase que certamente está contraiado pelo condutor que o retém para o ataque.Um cão que coloca as orelhas para trás, que não olha tão fixamente (isso é relativo), que rosna, evita o olhar, com certeza está com medo.Uma maneira quase que infalível para distingüir é soltar o cão em direção do figurante, caso isso seja possível. Solto, a cauda se elevará até o nível paralelo ao solo enquanto parte em direção ao figurante e se elevará erguida assim que o abocanha, indicando boa rapina.Não se faz necessário respostas tão longas. Quem respondeu apenas CONTRARIEDADE, estaria certo, porque dissemos "antes do ataque", o que indica que o cão irá atacar (poderia não ser em rapina, mas a maioria entendeu o espírito da coisa, pois o assunto havia sido discutido recentemente em outro tópico).Eu deveria ter especificado ataque lançado, o que retiraria as dúvidas.
PERGUNTA 0002
O que significa um cão atacar, em ataque lançado, lentamente e com a cauda paralela ao solo? Ataque pantera, essa resposta bastaria.
Vejam sobre Pantera:
ATAQUE PANTERA: O termo mais correto seria "ataque felino", pois todos felinos agem de tal forma no ataque, não exclusivamente as panteras. Mas, foi chamado assim na primeira vez que foi visto pelos primeiros criadores de dogue brasileiro e muito impressionou. Em verdade, já havia, o autor visto em bull terriers e já usava essa expressão. Era o ataque típico da sua cadela Gaia of Romany Storm, uma bull terrier. É comum dos melhores cães. Em caso de dúvida entre a qualidade de dois cães, devemos escolher sempre o que demonstra tal característica sem medo de errar.O ataque pantera é indício seguro de um drive de caça de excelente qualidade. É a excelência na rapina.Na vida selvagem, os predadores eriçam seus pêlos; ficam na ponta dos pés; rosnam ou emitem sons graves para mimetizar maior tamanho e espantar seus inimigos. São demonstrações de desejo que o inimigo fuja e cause alívio ao animal. Esses mesmos predadores não eriçam seus pêlos; diminuem suas silhuetas andando abaixados - quase rastejando; não rosnam e procuram ser os menos ruidosos o quanto possível; seus olhos ficam fixos, como os de um gato a espreitar sua pequena presa, quando estão em postura de caça.Um cão que ataca assim não deseja espantar o intruso, mas o vê como sua presa.
PERGUNTA 0003
O que significa um cão ficar de cauda baixa, rosnar durante uma provocação importante do figurante?
Medo. Medo associado a algum grau de defesa. Só isso seria a resposta.O rosnado demonstra que a defesa está presente. A cauda baixa, junto ao rosnado, comprova o medo.Como vêem, a cauda baixa pode significar coisas diametralmente opostas. Deve-se ter em mente que um sinal sozinho pode não significar nada. Os sinais devem ser analisados em conjunto.
PERGUNTA 0004
A CADELA ESTAVA EM CAÇA OU EM DEFESA?
Caça. Somente essa é a resposta.
PERGUNTA 0005
CITE DOIS MOTIVOS PARA EXPLICAR A RESPOSTA ACIMA.
1) A cadela correu diretamente para o figurante e estava bem focada nele.
2) A cadela ficou com a cauda ereta durante a pegada.
PERGUNTA 0006
ELA FOI BEM ATÉ ONDE ESTAVA O FIGURANTE E POR QUE?
Sim, foi bem.Porque foi em linha reta e não vacilou. Foi focada no figurante.
PERGUNTA 0007
POR QUE VOCÊ ACHA QUE ELA NÃO MORDEU BEM DE INÍCIO?
A resposta está acima: "A CADELA ERA NOVA E INEXPERIENTE". Essa é uma das respostas.Se eu não desse essa informação não haveria como dar tal resposta.Foi também respondido que o figurante levantou o braço e atrapalhou a cadela. Está certo. Aconteceu.Mas, na cinofilia efetiva, não pode haver aquela desculpa de que o figurante atrapalhou o cão. Ainda que atrapalhe, o cão deve superar o problema. Ela demorou um pouco e superou. Mas, demorou um pouco, pois nunca havia feito manga. Somente lingüiça.Sempre digo: "Cachorro ruim precisa de um bom figurante. Cachorro bom trabalha bem com qualquer cobaia".
PERGUTNA 0008
POR QUE ELA SOLTOU? (olhe bem o vídeo, veja detalhes)Aí, houve prejuízo da resposta. E isso é bom, pois um árbitro deve estar preparado para o imponderável.Eu mandei o figurante soltar, e muitos entenderam que eu comandara a cadela soltar.Então, quem respondeu: "Porque o condutor mandou" não errou. Isso porque não foi informado que a cadela não sabia e ainda não sabe o que é "SOLTA".A resposta, no entanto, para quem soubesse disso, seria por que ela não suportou a pressão psicológica. A ameaça sobre os olhos com o bastão.
PERGUNTA 0009
VOCÊ APROVARIA ESSA CADELA EM RELAÇÃO À FORMA COMO ELA SE DIRIGE AO FIGURANTE E POR QUE? (sem explicar muito)
Sim. Porque ela foi firme, direto e decidida.
PERGUNTA 0010
E EM RELAÇÃO À MORDIDA E POR QUE? (idem)
Sim. Ela não pegou de boca cheia, mas firmou bem as quatro presas.Se alguém não aprovasse por exigir uma pegada mais firme (mas que não fosse necessariamente de boca cheia) não estaria totalmente errado. A pegada foi limítrofe. Tanto poderia ser considerada boa como insuficiente, conforme cada árbitro.
PERGUNTA 0011
E EM RELAÇÃO AO TEMPO DE SOLTAR A MANGA E POR QUE? (idem)
Ela estourou o tempo. Levou 4 segundos. Não seria aprovada.
PERGUNTA 0012
E QUANTO À FORMA DE COMO ELA SOLTOU A MANGA. VOCÊ ACHA VÁLIDO E POR QUE? (agora, cabe explicar direitinho)
O condutor precisou pisar na manga para que a cadela optasse pela manga ou pelo figurante. Em linguagem técnica, pela falsa caça ou pela caça verdadeira.Ela optou pela caça verdadeira. Portanto, é válido.Agora, vamos explicar o seguinte: quando realizamos a Prova *A*, usamos força máxima de bastão. Isso aumenta a raiva e a defesa da cadela (não confundam defesa com defesa-fuga, pelo amor de Deus).A raiva produz uma necessidade de ser direcionada. A impossibilidade de atingir o figurante faz com que a cadela dirija sua raiva à falsa caça.Em uma prova com alta exigência de bastão é compreensível que os cães custem bem mais a soltar a falsa caça. O artifício de pisar na manga faz com que o cão faça a sua opção. Se ele for em direção ao figurante, é lógico que tomou a decisão certa.Lembrem-se que a Prova *A* está muito longe de ser esportiva. É apenas uma prova de desprezo ou insensibilidade à dor. Pretendemos incluir também pressão psicológica, o que seria dispensável, em cães que suportam pressão máxima de bastão. Talvez opcionalmente. Vamos ver. Uma ameaça não deve assustar mais do que a concretização do ato. Mas, é válido, até para que não apontem isso como falha. Não custa nada. É puro condicionamento.É pela razão da resposta dessa pergunta que somente usamos potência máxima na Prova *A* e nunca mais. Nas, demais provas o uso do bastão está limitado à 70% da potência máxima. O uso sistemático de potência máxima inviabilizaria certos aprendizados e provas mais elaboradas.Por isso que *A* é pré-requisto para as demais provas.
PERGUNTA 0013
E NO ÚLTIMO VÍDEO, A CADELA SERIA APROVADA QUANTO AOS TOQUES DE BASTÃO? Sim. Falaremos sobre isso com mais detalhamento nas próximas respostas.
Sobre o vídeo 003
PERGUNTA 0014: o cão suportou bem as varadas para passar na prova? Por quê (sobre quantidade e vigor)?Sim, o cão suportou bem as varadas. A regra diz: "uma varada leve, seguida de três médias e de mais três com força máxima". As varadas importantes são as três últimas. As demais visam facilitar a prova para o cão. E visam principalmente evitar que um cão despreparado venha ser severamente traumatizado.Ir direto às três varadas mais fortes é fazer o mais difícil. Seria um non sense reprovar o cão que faz o mais difícil.
PERGUNTA 0015: a mordida foi satisfatória para esse mesmo mister? Por quê?Sim. Pegou bem com as presas e, ainda, sacolejou.
PERGUNTA 0016: o cão soltou a manga em tempo hábil? Por quê (qual o tempo mínimo?)?Sim. Aprendam a congelar o vídeo no momento que o figurante larga e no momento que o cão solta e fazer a subtração dos segundos. Eu contei 2 segundos. O máximo é 3.
PERGUNTA 0017: o cão deveria ser aprovado e receber o Título?Sim.
PERGUTNA 0018: o cão nasceu em 19/03/2208, e a prova foi sábado passado. Em caso dele ser aprovado, e pela prova que vocês viram, qual o título que deveria receber? Título *A* (pela idade e pela prova que está fazendo).
PERGUNTA 0018-b: o cão suportou bem as varadas para passar na prova? Por quê (sobre quantidade e vigor)?Não. A força foi insuficiente. Estão longe de ser nível máximo. Longe de ser uma prova para DB.
PERGUNTA 0019: a mordida foi satisfatória para esse mesmo mister? Por quê?A mordida foi muito boa. O cão pegou com firmeza e sacolejou.
PERGUNTA 0020: o cão soltou a manga em tempo hábil? Por quê (qual o tempo mínimo?)?Sim, soltou em exatamente 3 segundos, o tempo máximo (não mínimo).
PERGUNTA 0021: o cão deveria ser aprovado e receber o Título?Não. Por falta de força na vara.
PERGUNTA 0022: afinal, é um cão ou uma cadela (esta todo mundo tem que acertar)?Cadela. Cuidado que o Ronaldinho se confundiu de modo meio parecido.
Comparem os vídeos 003 e 004 no que tange às formas de soltar e respondam:
PERGUNTA 0023: explique o por quê (esta é a pergunta mais importante). Formulei mal a pergunta e muita gente se confundiu. Perguntei o por quê que o condutor se obrigou a pisar na manga para que o cão soltasse.A resposta está na ação do figurante. No primeiro vídeo, o figurante bate com mais força, aumenta a raiva do cão (aumenta a defesa também). O cão com mais raiva e com mais defesa tem mais gana. A gana faz que o cão - na impossibilidade de alcançar a caça verdadeira - canalize sua raiva para a falsa caça.Como a Prova *A* visa tão somente saber se o cão suporta o castigo em nível máximo e se continua focado no figurante, é válido que o condutor pise na manga, para que o cão tenha que optar entre ela e o figurante. Na medida que o cão demonstrou que o que interessa mesmo é a caça verdadeira, ele prova que está no foco correto. Manter a falsa caça segura é só uma forma de compensar o castigo severo sem que pudesse revidar. Por isso que focinheira de ataque deve ter mordente interno.A exigência em nível máximo de bastão, quase que impossibilita a evolução de um trabalho conjugado com obediência, em função de aumentar demais a gana do cão. Por isso, é que a prova *A* é somente uma prova de resistência e nada mais.Por isso, é que a prova *A* é pré-requisito para as demais. Pois, um cão que passe nas outras provas (nas quais seria inviável o uso pesado de bastão), deve primeiro mostrar capacidade efetiva na prova *A*.
PERGUNTA 0024: Qual a diferença entre um bom drive de defesa e a defesa beirando à fuga?Na defesa apoiada em altos drives de defesa, o cão mantém o olhar firme e decidido, as orelhas eretas, a cauda não vai estar baixa, não irá rosnar, nem arrepiar o pêlo em demasia.Na pré-fuga, o cão fará o inverso.A defesa real é uma atitude firme e talvez mais forte até do que a rapina. A defesa beirando a fuga, ou a pré-fuga (sinônimos), é uma atitude fraca. É um blefe. O cão joga, se o inimigo se amedontrar, ele cresce e pode até matá-lo. Mas, se o inimigo mantiver o nível de provocação, logo o cão irá fugir.
0027
PERGUNTA 0027:QUAL DOS CÃES DEMONSTROU MAIOR DRIVE DE DEFESA NO ATAQUE, O BRANCO OU O MALHADO?R: O CÃO MALHADO.
0028
PERGUNTA 0028: JUSTIFIQUE. ATRAVÉS DOS SINAIS QUE PODEM SER OBSERVADOS NO VÍDEO, SUA RESPOSTA.R: MAIOR TROCA DE MORDIDA, MAIOR SACOLEJAMENTO DAS MORDIDAS, MAIOR RAIVA NOTADA DURANTE O ATAQUE.
0029
PERGUNTA 0029:A DEFESA DEMONSTRADA PELO CÃO QUE MOSTROU MAIOR DRIVE DE DEFESA É UMA DEFESA BEIRANDO A FUGA? ESSE CÃO DÁ INDÍCIOS, QUE COM O AUMENTO DA PRESSÃO, VIRIA A FUGIR?R: NÃO. NÃO É UMA DEFESA BEIRANDO A FUGA, NEM O CÃO DÁ INDÍCIOS DE QUE IRÁ FUGIR CASO A PRESSÃO SEJA AUMENTADA.
0030
PERGUNTA 0030:COMO SE VERIAM TAIS SINAIS? QUAIS SÃO TAIS SINAIS? CAUDA BAIXA, ROSNADOS, MORDIDAS DADAS COM A PONTA DA BOCA (INCISIVOS), MORDISCADAS (MASTIGAR O MORDENTE), PÊLOS EXCESSIVAMENTE ARREPIADOS, ORELHAS PARA TRÁS
0031
PERGUNTA 0031:O TÍTULO DO VÍDEO 006 É: "DA FALSA CAÇA À CAÇA VERDADEIRA". QUAL O SIGNIFICADO DESTE TÍTULO? PROCURE JUSTIFICAR COM O QUE É VISTO NO REFERIDO VÍDEO.MUITO SIMPLES. O CÃO É PRIMEIRAMENTE INCENTIVADO A MORDER A LINGÜIÇA. ASSIM QUE ELE ESTÁ FIRME NA LINGÜIÇA, DEIXAMOS ELA COMO CAÇA MORTA E DAMOS VIDA À CAÇA VERDADEIRA, O FIGURANTE.DESDE O INÍCIO DO TREINAMENTO, JÁ PROCURAMOS DESLOCAR O FOCO DO CÃO PARA O FIGURANTE. ELE É A VERDADEIRA CAÇA.ESSE MÉTODO É NOVO. PELO MENOS PARA MIM.
0032
PERGUNTA 0032:QUAL O SENTIDO DE FICARMOS BATENDO GALÕES REPLETOS DE BRITA NA PROXIMIDADE DO FILHOTE ENQUANTO ELE MORDE A LINGÜIÇA? ACOSTUMÁ-LOS A ISSO GRADATIVAMENTE NO MOMENTO DA CAÇA. SE FIZERMOS ISSO NO CÃO EM DEFESA, PODE DAR REFUGO.SOCIALIZAR O CÃO COM TAL SITUAÇÃO, EM CINOFILÊS.
0033
RETORNANDO AO VÍDEO 005PERGUNTA 0033:
O CÃO MALHADO ESTAVA:
A) EM DEFESA;
B) EM CAÇA;
C) EM CAÇA ELEVADA;
D) EM LUTA;
E) TODAS AS RESPOSTAS ESTÃO CORRETAS.
RESPOSTA MAIS CERTA: LETRA E.
A MAIORIA RESPONDEU EM LUTA. ESTÁ CERTO. O CÃO ESTAVA EM LUTA.MAS, LUTA NÃO É A INTERAÇÃO ENTRE CAÇA E DEFESA? E CAÇA ALTA TAMBÉM NÃO É CAÇA? FOI UM PEGA RATÃO PARA TODOS PENSAREM BEM SOBRE O ASSUNTO.
0034
PERGUNTA 0034:JUSTIFIQUE A PERGUNTA ANTERIOR.
R: A LETRA E É A MAIS CORRETA PELAS EXPLICAÇÕES DADAS PARA A PERGUNTA ANTERIOR.MAS, COMO SABER QUE ELE ESTAVA EM LUTA? BOM: ELE MANTINHA A RAIVA, TROCAVA MORDIDAS, CHACOALHAVA BEM, O QUE É CARACTERÍSTICA DE DEFESA.MANTINHA A CAUDA ERETA E FOI COM DISPOSIÇÃO AO FIGURANTE, QUE É CARACTERÍSTICA DA RAPINA.NÃO TINHA QUALQUER SINAL DE PRÉ-FUGA, COMO CAUDA BAIXA, PÊLOS ARREPIADOS, ROSNAR, ETC
0035
PERGUNTA 0035: O QUE É DRIVE DE CAÇA?
É A DISPOSIÇÃO DE ATACAR, DE CAPTURAR A PRESA. DE FAZER ISSO COM ALEGRIA, COMO EM UM ESPORTE.
0036
PERGUNTA 0036: O QUE É DRIVE DE RAPINA?O MESMO QUE DRIVE DE CAÇA.
0037
PERGUNTA 0037: O QUE É DRIVE DE DEFESA?É A DISPOSIÇÃO DE SE DEFENDER QUEM LHE É CARO OU AO TERRITÓRIO, ATACANDO COM VIGOR E DETERMINAÇÃO.NADA A VER COM PRÉ-FUGA.
0038
PERGUNTA 0038: O QUE É DEFESA BEIRANDO A FUGA?É UMA DEMONSTRAÇÃO DE DEFESA (VEJAM, EU DISSE DEMONSTRAÇÃO) COM SINAIS CLAROS DE MEDO.É O BLEFE QUE O CÃO DÁ QUE ESTARÁ DISPOSTO A ATACAR COM TODO VIGOR, MESMO NÃO ESTANDO.ELE ROSNARÁ, MOSTRARÁ AS PRESAS, ARREPIARÁ OS PÊLOS, PARECERÁ AMEAÇADOR E PERIGOSO. MAS, FUGIRÁ LOGO A SEGUIR COM AUMENTO OU ATÉ COM A MANUTENÇÃO DA PROVOCAÇÃO.NA NATUREZA, ISSO FUNCIONA. RESOLVE A MAIORIA DAS PARADAS. É ÚTIL E NECESSÁRIO, POIS PRESERVA O INDIVÍDUOS DE DURAS LUTAS E O SALVA DE MUITOS FERIMENTOS.NUMA SITUAÇÃO NÃO ESPORTIVA OU DE TREINAMENTO, TOMEM CUIDADO COM CÃES ASSIM. ELE PODERÁ ATACAR E FERIR COM GRAVIDADE, E O INIMIGO SE APAVORAR MAIS DO QUE ELE. O CÃO, ENTÃO, CRESCERÁ E PODERÁ ABATER O INIMIGO, REVERTENDO O JOGO.
0039
PERGUNTA 0039: O QUE É, SEGUNDO FRAWLEY, DRIVE DE LUTA?É A INTEGRAÇÃO ENTRE RAPINA E DEFESA. A RAPINA CRESCERÁ E PERMITIRÁ QUE O FIGURANTE REVIDE COM MAIS VIGOR. ISSO IRÁ AUMENTAR A DEFESA DO CÃO. SE CRIARÁ, ASSIM, O QUE FRAWLEY CHAMA DE DRIVE DE LUTA.ELE SE DIFERE DA CAÇA INTENSA E EM ALTO NÍVEL PELA RAIVA, PELA DISPOSIÇÃO DE FERIR MAIS DO QUE DE CAPTURAR, PODERÁ HAVER TROCAS DE MORDIDAS E O CHACOLEJAMENTO É OBRIGATÓRIO (PODE HAVER NO FAIR GAME E NO FAIR FIGHT TAMBÉM).
0040
PERGUNTA 0040: UM ALTO DRIVE DE DEFESA É DESEJÁVEL EM UM CÃO E POR QUE?É CLARO QUE SIM.UM CÃO SEM DRIVE DE DEFESA NÃO PODE SER UM CÃO DE GUARDA COMPLETO. NÃO DEFENDERÁ TERRITÓRIO, PODERÁ SER ROUBADO.UM CÃO SEM DEFESA, POR MAIS QUE TENHA RAPINA, PODERÁ SER UM EXCELENTE CÃO DE ESPORTE OU ATÉ UM GUARDA PROTETOR. MAS, NUNCA SERÁ UM GUARDIÃO E NUNCA ATACARÁ COM MUITO VIGOR NAS MORDIDAS. FALTARÁ A NECESSÁRIA DOSE DE RAIVA.
PERGUNTA 0041: REFERENTE AO VÍDEO ACIMA, O CÃO MACHO ESTAVA EM QUAL ATITUDE (LUTA, PRE-FUGA, DEFESA OU RAPINA)?
R: LUTA
PERGUNTA 0042: VALE A MESMA PERGUNTA PARA A CADELA.
R: LUTA
PERGUNTA 0043: OS CÃES PASSARAM NA PROVA. ISSO É UM DADO. MAS, VOCÊ ACHA QUE ELES PASSARAM COM FOLGA OU DARIA ALGUM SENÃO (E QUAL? TEMPO, POSTURA, ETC.)?
R: NENHUM SENÃO A SER DADO
Sobre as questões 0041 e 0042:Observem a determinação e as mordidas sacolejantes, muito mais compatíveis com a luta do que com o fair fight. A troca de mordidas também é um fator mais de luta do que de fair fight.Dos cães acima o que estava mais nitidamente em luta foi a cadela.
PERGUNTA 0044: OBEDIÊNCIA NÃO É UM DRIVE, POIS NÃO ADVÉM DE UM IMPULSO BÁSICO. PODERIA A OBEDIÊNCIA SER CONSIDERADA UM PARADRIVE? JUSTIFIQUE.R: A OBEDIÊNCIA PODE SER CONSIDERADA UM PARADRIVE, NA MEDIDA QUE ATUA NO CONTROLE DOS DRIVES. ELA NÃO É UM DRIVE, MAS COMO INFLUI SOBRE O CONTROLE DELES E TABALHA AO LADO DELES, PODE SER CONSIDERADA UM PARADRIVE.MUITAS VEZES, PODE ATÉ GERAR UM ESTÍMULO A PARTIR DO TREINAMENTO COM ESTÍMULOS POSITIVOS. NÃO SERIA, AÍ, UM ESTÍMULO BÁSICO, MAS NÃO DEIXA DE SER UM IMPULSO.
PERGUNTA 0045: QUAIS SÃO OS NÍVEIS DO DRIVE DE RAPINA? EXPLIQUE CADA UM DELES.FAIR PLAY: É APENAS UMA BRINCADEIRA PARA O CÃO. ELE PERSEGUE A CAÇA SEM REALIZAR GRANDE ESFORÇO E SEM SE SUBMETER A QUALQUER ATO QUE POSSA VIR A SER CONSIDERADO POR ELE COMO UM CASTIGO.FAIR GAME: O CÃO PASSA A REALIZAR UM ESFORÇO QUE NÃO TERIA CONFORTO EM REALIZAR SE NÃO ESTIVESSE EM FAIR GAME. AINDA NÃO ESTÁ APTO A SUPORTAR UM CASTIGO DE IMPORTÂNCIA.FAIR FIGHT: O CÃO ESTÁ DISPOSTO E EM CONDIÇÕES DE SUPORTAR CASTIGOS DE IMPORTÂNCIA, SEM ENTRAR EM LUTA.LUTA: A DEFESA É INCORPORADA À RAPINA. O CÃO FICA RAIVOSO E TENDE MAIS A DESTRUIR DO QUE A APRESAR (PRENDER A PRESA).
PERGUNTA 0046: O QUE, AFINAL, SIGNIFICA NÍVEIS DE UM DRIVE?SÃO VARIAÇÕES QUALITATIVAS DENTRO DE UM MESMO DRIVE.
PERGUNTA 0047: O QUE SIGNIFICA INTENSIDADE DE UM DRIVE?SÃO VARIAÇÕES QUANTITATIVAS DENTRO DE UM MESMO NÍVEL DE DRIVE OU DENTRO DO DRIVE COMO UM TODO.
PERGUNTA 0048: UM CÃO PODE TER INTENSIDADES DIFERENTES EM NÍVEIS DIFERENTES DE UM DETERMINADO DRIVE? EXEMPLIFIQUE. SIM. EXEMPLO: UM CÃO PODE TER MUITA INTENSIDADE EM CORRER ATRÁS DE UMA BOLINHA, MAS NÃO TER INTERESSE EM LUTAR COM UM FIGURANTE COM TOQUE DE BASTÃO E MANGA. AO CONTRÁRIO, HÁ CÃES QUE SÓ SE INTERESSAM PELA RAPINA EM NÍVEL DE FAIR GAME OU DE FAIR FIGHT.
PERGUNTA 0049: SE ESSE VÍDEO FOSSE REFERENTE À ETAPA V DE RING BRASIL, QUANTOS PONTOS VOCÊ DARIA PARA O CÃO NESSA ETAPA? EXPLIQUE SUA PONTUAÇÃO.
PROVA VALE 25 PONTOSPERDE 5 PONTOS POR MORDER PREDOMINANTEMENTE COM OS INCISIVOSPERDE 5 PONTOS POR SE LIMITAR EM MORDIDAS ABAIXO DO COTOVELONÃO GANHA BÔNUS DE 5 PONTOS POR SACOLEJAR POUCO E MESMO QUE SACOLEJASSE BEM, NÃO GANHARIA POR NÃO PEGAR FIRME.25 - 5 - 5 + 0 = 15 PONTOS
PERGUNTA 0050: POR QUE A PROVA *A* CONSIDERA VÁLIDO O ARTIFÍCIO DO CONDUTOR PISAR NA MANGA DO CÃO PARA QUE ELE NÃO ESTOURE O TEMPO DE 3 SEGUNDOS?
POR QUE OBRIGA O CÃO A OPTAR PELA FALSA CAÇA OU PELA CAÇA VERDADEIRA, E O CÃO SERÁ APROVADO SE FIZER A ESCOLHA CORRETA.A PROVA PERMITE ISSO PELO FATO DE UMA EXIGÊNCIA MÁXIMA DE BASTÃO FAZER AUMENTAR A INTENSIDADE DE DEFESA AO PONTO DO PARADRIVE DE OBEDIÊNCIA SER INÚTIL PARA CONTÊ-LA, BEM COMO DE PREJUDICAR A "RACIONALIDADE" DO ATAQUE.EM OUTRAS PROVAS DE DB OU QUAISQUER OUTRAS PROVAS DE RING, ETC., TAL NÍVEL DE BASTÃO NÃO É USADO, POR ISSO NÃO É PERMITIDO TAL TIPO DE FACILITAÇÃO.O QUE VALE, NO ENTANTO, É QUE O CÃO FAZ A ESCOLHA CERTA, ESTANDO, POIS, COM O FOCO CORRETO.
RESPOSTAS
0051 EM DIANTE
Perguntas:Enumere a primeira com a segunda (dê a resposta mais certa - pode haver mais de uma viável, mas dê a que é mais característica):
R - rapina
D - defesa resoluta
L - luta
PF - pré-fuga
S - submissão
NRA - nenhum resposta acima
0051: morder com os incisivos
O cão morder só com os incisivos é defesa. Mas, defesa em nível de pré-fuga. Portanto, errou quem disse defesa, pois o item pedia a resposta mais exata, mais proxima. Se existe uma resposta "pré-fuga", ela é a mais certa.
0052: rosnar
Exatamente a mesma coisa. A resposta certa é pré-fuga.
0053: abanar a cauda durante um ataque
Essa é rapina. Não há nem o que discutir.
0054: abaixar-se antes do ataque (abaixar-se e atacar)
Poxa, essa é a característica principal do ataque pantera. Rapina pura em alto nível e em alta intensidade.
0055: abaixar-se e não atacar mesmo tendo possibilidade
Se não atacou podendo atacar, não é rapina muito menos pantera. Tampouco é defesa, o cão não está se defendendo. É submissão. No pantera, o cão se abaixa justamente para esconder sua intenção.
0056: abaixar a cauda com a guia esticada querendo atacar e depois atacar firme
Rapina. O cão baixa a cauda por contrariedade da guia o segurar. Pode ser luta, pode. Mas, rapina é a resposta mais certa, pois pode não ser luta também (não se esqueçam que luta incorpora rapina e defesa). Se fosse pré-fuga, não haveria o posterior ataque firme como está citado no enunciado.
0057: abaixar a cauda com a guia solta e atacar sem firmeza
Aí, está a diferença: "atacar sem firmeza" após ser solto. Isso é pré-fuga. A cauda baixa, neste caso, não indica contrariedade, mas medo.
0058: abaixar a cauda e não atacar, mesmo tendo possibilidade
Olha a diferença "e não atacar". Isso nem é defesa, nem pré-fuga. Isso é submissão.
0059: sacodir a mordida com vigorDefesa resoluta = luta.Pode estar em defesa resoluta? Pode. Mas, luta é a resposta mais certa.
0060: trocar pegadas com mordidas vigorosas
Luta. A mordida para prender a presa é característica da caça. O cão não a quer perder. No entanto, quando o cão luta, mais do que isso ele quer ferir o adversário. Que não é mais uma presa, mais um inimigo. Daí, a palavra luta. O cão sente seu inimigo poderoso e sabe que este não deverá fugir, mas lutar até a morte, mas mesmo assim não o teme.
0061: pegar firme com boca cheia
Lendo a explicação na resposta anterior, fácil concluir que é RAPINA.
0062: arrepiar bem o pêlo
O cão quer se mostrar grandão, maior, quer assustar ==> PRÉ-FUGA.
0063: virar de barriga para cima
SUBMISSÃO. Nem há o que comentar.
0064: andar lentamente e abaixado fitando o adversário
Pantera. E pantera é RAPINA.
0065: colocar as orelhas para trás e atacar
Orelhas para trás = medo ou submissão. Submissão não inclui ataque. Medo com ataque é PRÉ-FUGA. Notem pré-fuga é um nível de defesa. Mas a opção D era defesa resoluta.
0066: colocar as orelhas para trás e não atacar
Aí, temos medo sem ataque e sem fuga => SUBMISSÃO.
0067: latir agudamente antes de um ataque lançado de longa distância
Latir agudamente é sinal de raiva incontida ou também de desespero por não lhe permitirem o ataque. Raiva incontida está inclusa na defesa, mas ataque a longa distância só ocorre na rapina. Aí, a resposta exige perspicácia => RAPINA.
0068: latido gutural antes de um ataque
Latido grave significa mimetizar ser maior, ser grandão. A intenção é assustar. Se falamos "antes do ataque", significa que o cão atacou com medo, mas atacou => PRÉ-FUGA.
0069: evitar o olhar do adversário
Isso não ocorre senão na submissão ou na fuga. Como não havia o item fuga, a resposta é SUBMISSÃO.
0070: morder fortemente com a mordida mais baseada nos caninos
Morder fortemente elimina a pré-fuga. Esta, inclusive, tem a mordida mais baseada nos incisivos.A mordida típica da rapina é com a boca cheia. Firme, mas com a boca cheia.A mordida firme e com os caninos é típica da luta ou da defesa resoluta. A resposta mais certa seria LUTA, pois a defesa resoluta leva à luta, mas nem toda a luta tem como base a defesa resoluta. Mas, plasticamente é igual. Por isso, aceitei a resposta DEFESA.

0 comentários:

Postar um comentário

obrigado por participar com seu comentário!!