Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Leishmaniose

LEISHMANIOSE

E auxílio laboratorial no seu diagnóstico
Priscila do Amaral Fernandes


Agente etiológico:Conforme notícias jornalísticas de âmbito nacional e depoimento de médicos e veterinários, sabemos que a Leishmaniose está se tornando uma nova ameaça à população, já que é uma doença altamente transmissível e de tratamento difícil. Trata-se de uma zoonose transmitida por insetos da família Psycodidae que atingem cães, roedores e primatas, incluindo o homem. é rara em gatos e mamíferos selvagens. A Leishmania é um protozoário flagelado que vive no sangue, na linfa e nos espaços teciduais, sendo transmitida tipicamente de hospedeiro para hospedeiro pelos insetos hematófagos. Determinam doenças do sistema fagocítico mononuclear (SFM).No Rio de Janeiro, o inseto é encontrado principalmente nos bairros da zona oeste onde cães soro-positivos têm sido sacrificados por decisão da Fundação Oswaldo Cruz, do Centro de Zoonoses e do Instituto Jorge Vaitsman. Estes órgãos, que são os responsáveis pelos testes sorológicos, demoram muito para liberar os resultados na maioria das vezes, o que contribui para o aumento do número de pessoas e animais contaminados. Em muitos animais parasitados não existem sinais característicos da infecção, além disso, a sintomatologia clínica da leishmaniose visceral no cão confunde-se muitas vezes com a de outras doenças peculiares a esse animal.Atualmente, médicos veterinários já podem ter acesso a um diagnóstico laboratorial mais rápido em laboratórios privados e pensam num possível tratamento para esses animais, como já está sendo feito em Belo Horizonte e em grande parte da Europa.A Leishmaniose está dividida em quatro grupos por apresentar características clínicas e epidemiológicas diversas:1- Cutânea - produzem esclusivamente lesões cutâneas, ulceradas ou não, porém limitadas. 2- Mucocutânea - se complicam freqüentemente com aparecimento de lesões destrutivas nas mucosas do nariz, boca e faringe.3- Visceral ou Calazar - os parasitas apresentam acentuado tropismo pelo SFM do baço, fígado, medula óssea e dos tecidos linfóides.4- Cutânea difusa - formas disseminadas cutâneas que se apresentam em indivíduos anérgicos ou, tardiamente em pacientes que haviam sido tratados de calazar.

Patogenia:

A Leishmania determina doenças do sistema fagocítico mononuclear, o qual responde com intensa proliferação celular e diferenciação plasmocitária, resultando no aumento do volume dos órgãos ricos em células do SFM (hepatoesplenomegalia) e elevação da fração globulina no plasma (disproteinemia). Surge um quadro hematológico representado por pancitopenia, especialmente por leucopenia. A baixa de plaquetas gera uma anemia por tendência hemorrágica. O bloqueio progressivo do SFM diminui as defesas do organismo, tornando os pacientes suscetíveis a infecções, principalmente do trato respiratório e digestivo.

Achados Anatomo-patológicos:

Baço: suas células de revestimento dos seios venosos e dos cordões esplênicos aparecem distendidas por numerosos parasitas. No centro dos folículos linfóides também se vêem células parasitadas.

Fígado: as células de Kupffer e alguns macrófagos localizados nos espaços-porta contêm os parasitas.Estes são muito freqüentes também na medula óssea, mas podem ser encontrados nos gânglios linfáticos, no intestino, nos pulmões, no tecido intersticial do testículo, no derma cutâneo e no revestimento da supra renal.


Bibliografia:

1. PESSÔA, S. B. & MARTINS, A. V.: Parasitologia Médica.11a ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ, 1982. pp 107-124.

2. TILLEY, L. P. & SMITH JR, F. W. K..: The 5 minute Veterinary Consult. Canine e Feline.. William & Wilkins, 1997. pp. 766.

3. LEITÃO, J. S. Parasitologia Veterinária - II vol.. Parasitoses. 3a ed. Fundação Caloute Gulbenkian, Lisboa. pp. 238-240.

4. REY, L. Parasitologia. Parasitos e Doenças Parasitárias do Homem nas Américas e na África.. 2a ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ, 1991. pp183-190.

0 comentários:

Postar um comentário

obrigado por participar com seu comentário!!